Petição urgente para resolver o problema das fake news nas redes sociais

Essa é uma petição urgente para resolver o problema das fake news nas redes sociais -- a Avaaz vai levar nossas assinaturas na sede do Facebook AMANHÃ -- leia a campanha abaixo e assine: 
Assine a petição

O que o kit gay, a "mamadeira de pênis" e as notícias de que Boslonaro teria forjado sua facada têm em comum? Todas essas notícias são mentiras. Fake News. Notícias falsas que circularam no Facebook e nas redes sociais!

Para resolver isso a Avaaz tem uma solução simples: convencer o Facebook a mostrar correções para *todo mundo* que ver uma fake news. A Avaaz levará essa proposta para os executivos do Facebook amanhã junto com nossas assinaturas -- adicione seu nome agora:
ASSINE A PETIÇÃO
A Avaaz envia geralmente um email por semana sobre assuntos de importância global possibilitando um engajamento rápido. Se você recebeu essa mensagem por engano ou deseja parar de receber nossos alertas, clique aqui para remover seu email de nossa lista ou escreva paraunsubscribe@avaaz.org.

Queridos amigos e amigas,

Vocês ouviram falar do kit gay? Quase 85% dos eleitores de Bolsonaro acreditaram nessa história absurda! E o boato de que a facada de Bolsonaro foi forjada? Os eleitores de Haddad também caíram nessa!

Essas foram algumas das fake news que inundaram as eleições. Notícias falsas. Mentiras nojentas. 

As fake news estão destruindo nossa confiança na democracia! Mas há uma solução simples para isso: mostrar correções das fake news perigosas para TODO MUNDO que vê-las! 

Em 24 horas, a Avaaz vai na sede do Facebook apresentar essa ideia -- e quanto mais pessoas apoiarem essa causa, mais fortes seremos diante dos executivos da empresa
 -- assine a petição clicando no link, e vamos pressionar o Facebook a corrigir as fake news urgentemente! 

Diga ao Facebook: Corrija as Fake News

Em muitos países, os jornais são obrigados a publicar correções se divulgarem informações falsas -- porque as mesmas regras não são aplicadas ao Facebook e ao Twitter, que em geral alcançam MUITO mais gente?  

Não se trata de censura pois nenhum conteúdo deve ser deletado. Em vez disso, as redes sociais devem garantir que pessoas que tiveram contato com informação falsa sejam providas com TODOS OS FATOS para que possam tomar suas decisões bem informadas.

Nosso time apresentou essa idéia para políticos do mundo todo, assim como para agências reguladoras, especialistas, acadêmicos, ativistas da liberdade de expressão e para executivos das maiores plataformas de redes sociais. A maioria deles acredita que isso pode realmente funcionar -- agora precisamos de apoio popular forte para exigir que isso seja colocado em prática.

Se o Facebook agir, as outras plataformas irão atrás. Assine a petição pedindo que o Facebook corrija os erros nas fake news e, quando nosso apelo se tornar grande o bastante, vamos levar nossas vozes diretamente ao Facebook e à legisladores do mundo todo:

Diga ao Facebook: Corrija as Fake News
Exércitos de robôs e trolls, muitas vezes contratados e pagos por bilionários e por governos, prosperam numa rede social que está se afogando em mentiras. Eles nos atacarão ferozmente. Mas a Avaaz sempre representou a voz autêntica das pessoas, vamos garantir que essas vozes sejam ouvidas em alto e bom tom, antes que mais mentiras sejam espalhadas.

Com esperança e determinação,

Christoph, Luca, Martyna, Alice, Risalat, Fadi, Ricken e todo o time da Avaaz.

MAIS INFORMAÇÕES:

OEA diz que uso de fake news nas eleições do Brasil é ‘sem precedentes’ (Veja)
https://veja.abril.com.br/politica/oea-diz-que-uso-de-fake-news-nas-eleicoes-do-brasil-e-sem-precedentes/

É #Fake que Haddad criou Kit Gay para crianças de 6 anos (G1)
https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/16/e-fake-que-haddad-criou-kit-gay-para-criancas-de-seis-anos.ghtml

É #FAKE mensagem que diz que Bolsonaro simulou ser vítima de facada para disfarçar câncer (G1)
https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/17/e-fake-mensagem-que-diz-que-bolsonaro-simulou-ser-vitima-de-facada-para-disfarcar-cancer.ghtml

As eleições europeias vão sofrer muito com o fenômeno das fake news (Diário de Notícias) https://www.dn.pt/edicao-do-dia/15-nov-2018/interior/as-eleicoes-europeias-vao-sofrer-muito-com-o-fenomeno-das-fake-news-10180387.html

Eleições com fake news?: Uma semana dentro de 272 grupos políticos no WhatsApp mostra um Brasil dividido e movido a notícias falsas (BBC)
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45666742

Bruxelas reconhece progressos no combate às fake news mas quer mais (Diário de Notícias)
https://www.dn.pt/vida-e-futuro/interior/fake-news-bruxelas-reconhece-progressos-no-combate-mas-pede-reforco-10503098.html

As eleições mais hackeáveis da União Européia  (Politico - em inglês) https://www.politico.eu/article/europe-most-hackable-election-voter-security-catalonia-european-parliament-disinformation/

Comentários

Postagens mais visitadas